terça-feira, 7 de maio de 2013

4º FUNÇAO DAS PROTEINAS

4º FUNÇÃO: DE TRANSPORTE


PROTEÍNAS DE TRANSPORTE

As proteínas de transporte membranar são proteínas integrais de membrana (proteínas transmembranares), e permitem o transporte de inúmeras moléculas essenciais para a sobrevivência da célula (água, glucose, iões, etc), e ainda a excreção de produtos do metabolismo celular que já não serão necessários. Há casos em que uma mesma substância pode atravessar a membrana quer por difusão passiva quer através de uma proteína de transporte. Nesses casos a presença destas proteínas acelera o transporte, de forma a satisfazer as necessidades da célula. Será importante salientar que estas proteínas não se encontram exclusivamente na membrana citoplasmática, mas também na membrana de inúmeros organelos celulares como é o exemplo da mitocôndria.


Tipos de Proteínas de Transporte

O número de proteínas de transporte já caracterizado ultrapassa a centena e estas foram agrupadas em dois grandes grupos: canais e transportadores. As diferenças entre eles são principalmente no mecanismo de transporte, sendo que relativamente aos canais, estes criam um poro de passagem de moléculas ao longo da membrana, enquanto que no caso dos transportadores estes têm um funcionamento dependente da ligação da carga a transportar (semelhante ao funcionamento enzimático). Será importante destacar que a taxa de transporte mediada por canais será superior quando comparado com os transportadores.


Ficheiro:Proteínas_de_Transporte.jpg

Principais tipos de proteínas de transporte. Gradientes estão representados pelos triângulos, onde a ponta indica a concentração e/ou potencial mais baixo. Está também representada a informação relativa à taxa de transporte das diferentes moléculas, pelas diferentes proteínas de transporte.




ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA...







Nenhum comentário:

Postar um comentário