quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROTEÍNAS ALIMENTARES COMPLETAS E INCOMPLETAS



     
     Alimentos protéicos completos são aqueles que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidade suficiente e taxa para suprir as necessidades do organismo. Essas proteínas são de origem animal, como ovos, leite, queijo e carne. A gelatina, que também é uma proteína de origem animal, não se qualifica porque não tem três aminoácidos essenciais triptofano, valina e isoleucina e tem somente pequenas quantidades de leucina. Alimentos protéicos incompletos são aqueles deficientes em um ou mais dos aminoácidos essenciais. Esses alimentos são na maioria de origem vegetal, como grãos, legumes, nozes e sementes.

     Na natureza encontramos 20 tipos de aminoácidos, sendo que nem todos necessitam estar presentes numa cadeia protéica e alguns desses aminoácidos podem se repetir algumas vezes.
Os aminoácidos são unidades estruturais para construir as proteínas em nosso corpo. Dentre os 20 aminoácidos, existem 10 que são conhecidos como essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem ser incluídos na dieta e que não são sintetizados pelo nosso organismo.

    


AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS
AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS
Arginina, histidina, isoleucina, leucina,
lisina, metionina, fenilalanina, treonina,
triptofano e valina.
Alanina, asparagina, ácido aspártico,
cisteína, ácido glutâmico, glutamina,
glicina, prolina, serina e tirosina.

FONTE:

A QUIMICA DOS ALIMENTOS




2 comentários: