segunda-feira, 22 de abril de 2013

ESTRUTURA SECUNDÁRIA









Proteína Secundária: Linus Pauling (1901-1994) e Robert Corey (1897-1971) através de processos químicos fundamentais e algumas observações experimentais, predisseram a existência das proteínas secundárias, em 1951. Essa estrutura além de possuir ligações peptídicas, como as primárias, apresentam pontes de hidrogênio. Seus tipos mais comuns são a alfa-hélice (helicoidal) e a folha-Beta (pregueada).

                                                                       

Estrutura secundária
É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na sequência primária da proteína.Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos alfa dos aminoácidos e os seus grupos amina e carboxila. O arranjo secundário de uma cadeia polipeptídica pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos alfa e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.
  • alfa-hélice: presente na estrutura secundária dos níveis de organização das proteínas. São estruturas cilíndricas estabilizadas por pontes de hidrogênio entre aminoácidos. As cadeias laterais dos aminoácidos encontram-se viradas para fora. Existem várias formas de como as  hélice alfa podem organizar-se. Na alfa-hélice a espinha dorsal polipeptídica é torcida em uma hélice virada à direita.
  • folha - beta: padrão estrutural encontrado em várias proteínas, nas quais regiões vizinhas da cadeia polipeptídica associam-se por meio de ligações de hidrogênio, resultando em uma estrutura achatada e rígida. Esta é também uma estrutura estável na qual os grupos polares da cadeia polipeptídica associam-se por meio de ligações de hidrogênio um ao outro.
                


  FONTE:                                                     
http://woohoodetudoumpouco.blogspot.com.br/2010/05/proteinas-e-suas-estruturas-secundaria.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário